Hoje, dia 19 de agosto, é considerado o Dia Mundial da Fotografia. Em 19 de agosto de 1939, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo, o “pai” da câmera fotográfica. O aparelho fixava a imagem em uma placa de cobre, ou outro metal de baixo custo, com a base em prata para criar o espelhamento. O aparelho precisava ficar em exposição por 10 minutos sob forte luz para gerar imagens satisfatórias, não tornando o processo fácil ao se fotografar pessoas.
Com o tempo, a máquina fotográfica foi se desenvolvendo e ficando sofisticada, já que a tecnologia foi, juntamente, sendo desenvolvida pela sociedade. Hoje, é possível encontrar câmeras para diferentes finalidades, inclusive tê-las em pequenos tamanhos, como GoPro e em aparelhos celulares. Apesar da grande procura no início dos anos 2000, as marcas de câmeras têm sofrido com quedas em vendas e orçamento, prejudicando os pontos físicos e online, principalmente após o desenvolvimento em alta qualidade dos celulares .
De acordo com os resultados financeiros 2019/2020 da Canon, no setor de Negócios de Sistemas de Imagem, as vendas de câmeras com lente intercambiável caíram 57,8% ao se comparar com o terceiro trimestre de 2018. De acordo com a Nikon, o lucro operacional da marca caiu 84,7%, e as vendas da Sony diminuíram 3,5% em relação a 2018. Atualmente, em contexto de pandemia, o setor ainda resiste.
O Edifício Avenida Central sempre teve um público voltado para a área tecnológica e interessado em fotografia. Pensando nisso, o Edifício convidou um parceiro antigo do prédio para uma entrevista. A responsável pelo Departamento de Marketing da Foto Centro, Paula Lessa, respondeu algumas perguntas sobre a empresa e sobre o cenário fotográfico na visão empresarial, jogando luz na credibilidade e profissionalismo da marca. Confira a seguir:
A FotoCentro faz bastante sucesso no Rio. Como surgiu a empresa?
Viemos do ramo da informática. Sempre atentos às demandas do mercado, percebemos a carência do setor de fotografia e em 2003 decidimos nos especializar. Começamos com uma loja no InfoLand Norte, depois fomos para o Centro. Hoje temos 18 anos de mercado com dedicação em oferecer o melhor em equipamentos fotográficos profissionais e amadores, além dos mais diversos acessórios.
A FotoCentro está em quais locais do Rio? Apenas no Edifício Avenida Central? Se sim, há quanto tempo?
Fisicamente, a Foto Centro está apenas no Centro do RJ, porém somos pioneiros em vendas pela internet e atendemos clientes de todo o Brasil há mais de 10 anos. A satisfação dos nossos clientes sempre esteve em primeiro lugar. Todas as vendas chegam de forma muito segura e prática na mão de quem compra.
No setor de fotografia, a busca por aparelhos de boa qualidade é bem acentuada. Ainda há um público que visita a loja?
Sim. A Foto Centro no Ed. Av. Central é um excelente ponto para quem quer conseguir o tão sonhado equipamento e levar na hora. Nossos vendedores estão à disposição para mostrar os equipamentos, orientar na melhor escolha e tirar as dúvidas, tanto de quem está começando a fotografar agora, como para quem já está no ramo há bastante tempo.
O que acham do meio digital para a venda de produtos fotográficos? Ajuda bastante ou cria certo empecilho?
Ajuda bastante! A internet é uma ferramenta incrível. Nosso site tem todas as características técnicas dos equipamentos, o que ajuda muito na hora da escolha. Todas as entregas são garantidas para nossos clientes, além de trazer o conforto e a comodidade de receber em casa.
Como vendedores, o conhecimento sobre as câmeras é algo importante também. Vocês sempre buscaram trabalhar com isso (por gostar do meio) ou foi algo descoberto no caminho?
Acreditamos que um pouco das duas coisas. Nossos vendedores gostam do ramo, mas no caminho sempre descobrimos coisas novas, tecnologias impressionantes que surgem a cada dia, o que faz a gente se apaixonar cada vez mais.
A loja trabalha com datas especiais? Tem promoções?
Sim e sim! Toda semana lançamos três promoções nas nossas redes sociais, além das datas comemorativas como BlackFriday, Dia dos Pais, dia do fotógrafo e muitas outras. Quem quiser ficar de olho basta acompanhar a gente nas redes sociais. @fotocentrorj
Como tem sido as vendas pós pandemia?
Como a Foto Centro já trabalha com vendas online há muitos anos, atender nossos clientes no pós-pandemia foi bem confortável. Já tínhamos bastante experiência de como realizar as vendas sem o contato físico, e muita credibilidade, o que traz bastante segurança para os nossos clientes.
A Foto Centro funciona de segunda à sexta de 9hr às 19hr e aos sábados de 9hr às 13hr. A loja está localizada no segundo andar do Edifício Avenida Central, loja 208.