O empreendedorismo é umas das ferramentas usadas para a liberdade financeira de várias pessoas no Brasil. Dentro dessa parcela, o empreendedorismo feminino se mostra bastante positivo no cenário econômico atual. De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), feita pelo IBGE em 2018, 9,3 milhões de mulheres comandam os negócios do país, tendo uma porcentagem de 34% do ambiente empreendedor.
Além disso, o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) – principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, mostra em sua última edição (2018) que o Brasil ocupa o 7° (de 49 países) no ranking de proporção de mulheres que tomam iniciativas em empreendimentos iniciais (com menos de 42 meses).
No Edifício Avenida Central, essa é a realidade da dentista Josane Maria Rios da Rocha, que comanda o Centro de Implantodontia e Odontologia Estética há 19 anos. “Desde que me formei, há 33 anos, sempre quis ter meu próprio consultório, investir em técnicas e equipamentos que pudessem trazer a odontologia que sempre almejei de forma resolutiva, solucionando-a e adequando-a às necessidades do paciente”, comenta.
A paixão pela odontologia cercou a vida de uma das filhas de Josane, Luna da Rocha Alves. Filha de pais dentistas, o destino já parecia traçado, até porque ela foi “criada em um consultório de odontologia”. A brincadeira quando pequena era “brincar de fazer massinha no trabalho com minha mãe”. Apesar desses fatores externos, Luna afirma que com o crescimento e evolução na profissão, assim como em qualquer ramo da saúde, ela atrai e fascina aqueles que têm “vocação e aptidão para a área”.
Esse reconhecimento pela área não fica restrito apenas à odontologia. Josane destaca que a presença da filha tocando o negócio junto a ela acrescentou muito profissionalmente – “é como se uma sempre se desafiasse e ao mesmo tempo estimulasse a outra pela busca de novos conhecimentos e técnicas”.
Entre estímulos e sonhos, a pandemia se fez presente desde o início de 2020, e o novo cenário não se mostrou diferente para o consultório. Apesar do centro da cidade ser um ótimo local para qualquer atividade, Josane desabafa ao reconhecer a situação atual. “O Centro é bom para qualquer negócio, mas estamos passando por um momento difícil onde fomos pegos de surpresa e jamais poderíamos imaginar que esse momento se estenderia”.
Além dos cuidados básicos, o dia a dia das dentistas tem sido mais cuidadoso. “Estamos no pico de transmissão de qualquer vírus e bactéria, porque lidamos com uma parte sensível e de fácil contaminação. Trabalhamos muito próximas aos nossos clientes, com necessidade de intervir na cavidade oral”. Ela ainda diz que as pessoas ficaram arredias no início, devido à proximidade e contato, parando os tratamentos, mas afirma que as coisas estão voltando ao normal.
A especialidade da casa é extensa. Por trabalhar com uma odontologia multidisciplinar, Josane e Luna fazem implantes, cirurgias avançadas, reabilitação oral, endodontia, ortodontia, harmonização facial, entre outros trabalhos. “Não existem procedimentos que não consigamos fazer aqui. Na verdade, aproveitamos totalmente nosso espaço e estamos sempre buscando nos atualizar para fazermos um atendimento de ponta com critério e muita dedicação”, afirma.
Para aquelas que se sentem receosas de começar seu próprio negócio, mesmo com as dificuldades nacionais, Josane incentiva: tenham atitude e coloquem a vontade em prática. Realmente, empreender e desenvolver um bom trabalho aqui no nosso país não é uma das tarefas mais fáceis. São muitos empecilhos e dificuldades, mas superá-las e fazer frente a elas é o que realmente importa . Se você tem um trabalho eficiente e um bom produto, vale a pena investir sempre.
A clínica fica localizada no 32° andar, sala 3208, e funciona de segunda à sexta das 9 horas às 18 horas.